No auditório Paulo Mendes, no Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, Campus Guamá, dia 10 de junho de 2013, às 10 horas, será realizada uma palestra, com entrada franca, intitulada “Bhagavad-Gita: Literatura, religião e existência”, a ser proferida pelo mestre de sabedoria védica Maharaj Chandramukha Swami, seguida do lançamento do livro Bhagavad-Gita para iniciantes e do CD de mantras Knocking on Heaven`s Door. O evento é coordenado pelo Prof. Dr. Antônio Máximo Ferraz, da Faculdade de Letras e da Pós-Graduação em Letras da UFPA, coordenador do Núcleo Interdisciplinar Kairós – Pensamento da Arte e da Linguagem.
Maharaj Chandramukha Swami é uma das lideranças espirituais da Iskcon (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna) no Brasil. Mais conhecido como Maharaj, é escritor e músico, e foi um dos idealizadores do Ashram Vrajabhumi, um retiro de yoga, estudos e meditação voltado para a prática e a disseminação da cultura e filosofia védica, em Teresópolis, RJ. Autor de mais de vinte livros sobre yoga, filosofia e espiritualidade, além de dez CD`s de mantras e meditação. Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se Yoga e sete fases do desenvolvimento pessoal, As cinco verdades essenciais da Bhagavad-Gita, Conversas no Ashram e Bhagavad-Gita para iniciantes, que já está em sua quarta edição. Como músico, gravou com conhecidos nomes da MPB, tais como os cantores e compositores B Negão e Nando Reis, com o saudoso clarinetista Paulo Moura e com o saxofonista Léo Gandelman, entre outros. Chandramukha é famoso pela habilidade de tornar a sabedoria védica facilmente acessível ao público leigo.
A obra sobre a qual versa a palestra, o Bhagavad-Gita, que se insere na grande epopeia indiana Mahabharata, e é uma das mais antigas e importantes da humanidade. Foi escrita pelo sábio Vyasa por volta do século IV A.C. Segundo o próprio livro declara, Vyasa pediu ao Deus Ganesh que tomasse nota enquanto ditava. Ganesh concordou, desde que Vyasa jamais interrompesse a recitação.
O Bhagavad-Gita, que significa “Canção de Deus”, narra a batalha Kuruksetra, entre dois ramos de uma mesma família pela posse de um reino. Durante a batalha, o Deus Krishna, uma das encarnações do Deus Vixnu, ajuda o herói Arjuna com seus ensinamentos. Arjuna é o homem à procura da plena realização de suas potencialidades, atravessando muitas aventuras e provações para se encontrar.
O modo como trata da questão da autoprocura, reunindo as dimensões religiosa, literária e existencial, faz do Bhagavad-Gita uma obra universal, que atravessa as eras e as fronteiras culturais.
O evento será hoje, dia 10 de junho de 2013, às 10 horas, no auditório do ILC, com entrada franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário