Apresentação

O Núcleo:  

O Núcleo Interdisciplinar Kairós - Estudos de Poética e Filosofia (NIK/UFPA), coordenado pelo Prof. Antônio Máximo Ferraz, objetiva facultar a seus integrantes a eclosão criativa de suas identidades, a partir do diálogo em torno das questões. Tal objetivo se pretende alcançar mediante a superação dos conceitos usuais do que são o pensamento, a arte e a linguagem, abordando essas esferas como questões. Mas o que é uma questão?
Uma questão é aquela dimensão do real que, por mais que tentemos apreender em conceitos, jamais cessa de nos interrogar. 
Nossa época, dominada pela ciência e pela técnica, costuma entender o pensamento como o exercício da lógica, a arte como o estético e o ficcional, contrapostos à verdade, e a linguagem como um mero instrumento de comunicação. Superando tais conceitos, consideramos que o pensamento é o desvelo para com as questões dentro das quais o homem se erige em sua humanidade. A arte é o acontecer da verdade, entendida como o desvelamento do real (o termo "desvelamento" é a tradução pela qual optamos da palavra  grega "alétheia", que significa verdade, em um sentido manifestativo e fenomênico). O acontecer da arte é a poiésis se dando, a ação que, vinda das questões, das quais somos doações, se dirige ao homem em seu modo próprio de ser e se realizar. Daí o poeta alemão Friedrich Hölderlin ter afirmado que "Poeticamente o homem habita esta Terra". A linguagem é abertura silenciosa em que o sentido do real se desvela ao homem, dinâmica expressa pela palavra "logos", que vem a ser a linguagem, entendida em uma esfera ontológica, não meramente comunicacional.
Não vemos a Poética como apenas um campo de reflexão sobre as obras de arte, mas como a dimensão em que a poiésis se oferece em um acontecer existencial catalisado pelo diálogo com as questões manifestadas pelas obras de arte. A Filosofia tampouco é vista como um campo de conhecimento, mas como a reflexão sobre o sentido das coisas em sua totalidade. Trata-se do pensamento que, enraizado nas questões, é essencialmente poético, porque, assim como a arte, desvela, de um modo próprio, o sentido das coisas, instaurando mundo, conferindo sentido. Arte e Filosofia se irmanam por serem, cada uma a seu modo, essencialmente pensamento que a partir da doação das questões se articula. 
Concebido como um núcleo interdisciplinar, o NIK/UFPA vê a intersiciplinaridade como mais do que a mera justaposição de disciplinas. O que importa é questionar os conceitos que embasam o conhecimento disciplinar, resgatando o "inter" da interdisciplinaridade. Este "inter" é o "entre", o interlúdio dentro do qual o homem já se acha desde sempre lançado, entre a questão e o conceito. 
Enraizado na ética das questões, o NIK/UFPA, ao invés de articular Poética e Filosofia enquanto disciplinas, oferece a seus participantes a compreensão de que as suas existências são a verdadeira obra de arte, a ser erigida no vigor do pensamento, por dom da linguagem.