10ª Jornada de Pós-Graduação da Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA

Os alunos Messias Lisboa e Merissa Ribeiro integrantes do grupo de pesquisa NIK - Núcleo Interdisciplinar Kairós, estiveram presentes na 10ª Jornada de Pós-Graduação da Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA, realizada nos dia 1 e 2 de dezembro de 2017, apresentando os trabalhos intitulados "A crítica literária como escuta poética das questões" e "Coisa que borbulha: uma leitura do romance Água Viva". 





"A crítica literária como escuta poética das questões"

Messias Lisboa Gonçalves (UFPA)
Orientador: Antônio Máximo Ferraz (UFPA)


Dialogamos com um tipo de hermenêutica que questiona os conceitos de crítica representativa que, ao nosso entendimento, engessa e aprisiona a obra literária, uma vez que a analisa por meio de teorias predeterminadas. Contrariamente, somos convidados a pensar o não-pensado do pensamento, permitindo com que a própria obra nos solicite sua teoria, convocando-nos à escuta poética. Diante disso, o objetivo fulcral deste estudo é pesquisar a importância do exercício da crítica literária como escuta das questões postas em obra pela obra de arte. Por isso a importância de uma crítica a partir da escuta do apelo do ser da obra e, por conseguinte, o distanciamento de qualquer procedimento metodológico decorrente do postulado crítico-científico que concebe a obra como um organismo, construído de partes, cujo conhecimento apenas oferece passagem ao que a obra é em sua constituição e classificação.



"Coisa que borbulha: uma leitura do romance Água Viva"

Merissa Ribeiro (UFPA)
Orientador: Antônio Máximo Ferraz (UFPA)

O trabalho versou sobre o modo como a personagem busca a verdade (alétheia) dentro da obra. Como, por meio da arte (ora a pintura, ora a escrita), a narradora se descobre enquanto humana e indaga sobre tudo o que a rodeia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário